8 de setembro de 2009

Alqueva, 4 a 6 Setembro 2009-Navalhinhas

4 Setembro (6ª feira)

Em cima do palanque montado num sobreiro, no mesmo local onde um mês antes tinha morto um belo navalheiro, na companhia do meu primo Manuel (Dupla Bass Torm Team) efectuo mais uma espera. Por volta das 20h20 , avistamos um javali que se mostra renitente a entrar no cevadouro. Foram cerca de 15 minutos com o coração a bater forte até que pudesse efectuar o tiro. Como diz o amigo "Snipper" Torres..."Apontar...respirar fundo..pum!!!". O javali cai...mas consegue de rastos passar pela traseira de um silvado, dou o segundo tiro praticamente sem visibilidade e não detecto mais movimento. Aguardamos um pouco e descemos do palanque convictos de encontrar o animal. Qual espanto...quando chegados ao local não avistamos o javali. "Como é possivél tendo apontado num local fatal a uma distância curta...o javali de rastos e não o encontrar?" Começamos a pistear com a ajuda da lanterna, e encontramos rasto de sangue até a uma linha de água "seca" completamente rodeada de silvados. Abortamos a procura na esperança de o encontrarmos durante a manhã.

E assim o fizemos na companhia do Torres. Por volta das 7horas voltamos e começamos a efectuar a busca no local onde tinhamos localizado o último rasto de sangue. Ouvi um grito do Manuel junto à linha de água..." Está aqui...ainda está vivo!" Efectivamente ainda estava vivo..."Como é possivél ?", pensei. Após ter sido rematado verifiquei que o tiro tinha sido demasiado baixo...tal situação só pode ter sido originada pela oscilação da cadeira no palanque, dado que já testei a arma a 100metros e a mira está óptima. Como recordação fica um "navalhinhas" com aproximadamente 70Kg. Nesta noite o Torres abateu um belo porco.

5 Setembro (Sábado)
Espera efectuada no passadiço dos Pinheiros. Não vi, nem senti os "javardos". O Torres (Snipper) abateu mais um porco. Qual sortudo... o tanas...percebe mas é muito do assunto.

6 Setembro (Domingo)
Caçada aos pombos, que se traduziu por uma bela tentativa de soneca na sombra do "chaparro"...com tanto sono nem num elefante acertava.!!!
Mais uma vez agradeço a todos os amigos que tenho no Alqueva em especial ao Torres, um grande abraço. Cá te espero e á tua familia no próximo ano para uma semana de férias nesta bela cidade do Porto. Em Outubro, mais esperas e o inicio das Perdizinhas.


Dick

Em alguns segundos de imagem no Monte da Vinha, fica uma recordação do Dick, cachorro do António Torres.