3 de dezembro de 2009

Alqueva, 28 e 29 Novembro

28 Novembro - Montaria do Montado em Portel
As espectativas não eram muito grandes e acabaram por ser confirmadas logo no inicio pela má organização e uma mancha que além de ser muito limpa não tinha os respectivos "Sus Scrofa". Resultado: 0 (zero) javalis...enfiem fiquemos a aguardar pelas boas perspectivas das montarias da aldeia do Alqueva.
29 Novembro - Alqueva (Aniversário do Torres)
Manhã chuvosa...optamos (Cunha, Torres e Faria) pelos tordos até o S.Pedro se tornar um pouco mais calmo. Boa opção, pois em 2 horas e meia 3 armas abateram 90 tordos. No final da manhã e já na companhia do Manuel dos Santos efectuamos uma volta aos coelhos num "cantinho" que culminou no abate de 1 perdiz e 2 coelhos.
O video

Troféu Javali Medalha


Troféu do javali que abati no dia 4 de Agosto de 2009.

3 de novembro de 2009

Quatro "Lepus Capensis" - 1 Novembro 2009

Mais uma caçada no Alqueva no primeiro domingo de Novembro que mais parecia um dia de Verão. Inserido num grupo de 8 caçadores a caçada foi efectuada nos "Baldios". Embora este grupo não fosse o meu habitual, iria caçar a um local talismã da nossa reserva, predominantemente povoado por lebres (lepus capensis).

Verificou-se logo de inicio a desorganização da "volta", que foi efectuada completamente ao contrário, fazendo com que as perdizes muito facilmente nos "dessem a volta" a nós. Enfim...segui algo contra a minha vontade.

A caçada até me correu bem, dado que com 7 tiros efectuados abati 4 lebres, tendo feito um "doble" espectacular. No total foram abatidas 8 lebres e 2 perdizes bravas.

Não posso deixar de recordar que quase no final da caçada e estando ao telemóvel com o Torres um bando da perdizes me "saiu" a tiro, mas com a distração e cansaço acabei por somente efectuar um disparo...as primeiras que me tinham saído a jeito esta época!
Para terminar mais uma vez um belo convivio com o meu grupo no monte do "Marrafa", com um excelente javali na brasa.

19 de outubro de 2009

Perdizes "finas" -Alqueva, 17 e 18 Outubro 2009

O Verão continua a impor os galões com um mês de Outono decorrido. O amigo Vivaldo fez-me companhia em mais uma deslocação ao Alqueva para caçar ás perdizes, algo que não efectua á muitos anos.O António Vieira á última da hora não pôde ir, colocando em causa o petisco de lampreia que acabou sendo cozinhado por mim. Segundo o Vivaldo não me saí muito mal, mas os amigos de Alqueva não apreciaram muito o Arroz de lampreia (admirei a sinceridade dos comentários...em abono de verdade também não sou muito apreciador).
Na companhia do amigo Torres, durante a tarde de sábado deu-se a conhecer ao Vivaldo a barragem do Alqueva e Pedrogão.

No domingo iniciamos mais uma caçada sobre um forte calor, que não foi efectuada com o meu habitual grupo de caça. As perdizes que apareceram em bom número, mais uma vez com o terreno bastante áspero não deram "mão". O Vivaldo e o João também não conseguiram acompanhar o ritmo da caçada que na segunda "levada" torneou a água desde a Pedreira á entrada de Alqueva.

Como sempre o convivio foi de louvar.

14 de outubro de 2009

Outono e o elogio da caça

Artigo de Miguel Sousa Tavares publicado no expresso, "OUTONO E O ELOGIO DA CAÇA".

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/540215

7 de outubro de 2009

Abertura Perdizes 2009 - Alqueva

A manhã está fresca, o Domingos treme, a "pele de galinha" nos braços é visivel. Depois do fresco matinal e após "enrolar" alguns cabeços atrás das perdizes no Monte da Vinha, o calor começou a fazer-se sentir, parecia uma manhã de Agosto. O terreno está "duro" e as belas perdizes bravas (vi 4 bons bandos) não dão chance de tiro. A malta começa a cansar e necessitar de hidratar, os cães estão completamente rebentados.

11 horas termina a caçada que resultou no abate de 7 perdizes e um pombo. Todos se queixam do mesmo..."o calor é muito... as perdizes não dão mão", diz o Torres.
Petisca-se junto aos carros, antes do almoço (caldeirada de peixe) que será no monte do Marrafa, com a belissima paisagem da albufeira do Alqueva como cenário.


O video...

8 de setembro de 2009

Alqueva, 4 a 6 Setembro 2009-Navalhinhas

4 Setembro (6ª feira)

Em cima do palanque montado num sobreiro, no mesmo local onde um mês antes tinha morto um belo navalheiro, na companhia do meu primo Manuel (Dupla Bass Torm Team) efectuo mais uma espera. Por volta das 20h20 , avistamos um javali que se mostra renitente a entrar no cevadouro. Foram cerca de 15 minutos com o coração a bater forte até que pudesse efectuar o tiro. Como diz o amigo "Snipper" Torres..."Apontar...respirar fundo..pum!!!". O javali cai...mas consegue de rastos passar pela traseira de um silvado, dou o segundo tiro praticamente sem visibilidade e não detecto mais movimento. Aguardamos um pouco e descemos do palanque convictos de encontrar o animal. Qual espanto...quando chegados ao local não avistamos o javali. "Como é possivél tendo apontado num local fatal a uma distância curta...o javali de rastos e não o encontrar?" Começamos a pistear com a ajuda da lanterna, e encontramos rasto de sangue até a uma linha de água "seca" completamente rodeada de silvados. Abortamos a procura na esperança de o encontrarmos durante a manhã.

E assim o fizemos na companhia do Torres. Por volta das 7horas voltamos e começamos a efectuar a busca no local onde tinhamos localizado o último rasto de sangue. Ouvi um grito do Manuel junto à linha de água..." Está aqui...ainda está vivo!" Efectivamente ainda estava vivo..."Como é possivél ?", pensei. Após ter sido rematado verifiquei que o tiro tinha sido demasiado baixo...tal situação só pode ter sido originada pela oscilação da cadeira no palanque, dado que já testei a arma a 100metros e a mira está óptima. Como recordação fica um "navalhinhas" com aproximadamente 70Kg. Nesta noite o Torres abateu um belo porco.

5 Setembro (Sábado)
Espera efectuada no passadiço dos Pinheiros. Não vi, nem senti os "javardos". O Torres (Snipper) abateu mais um porco. Qual sortudo... o tanas...percebe mas é muito do assunto.

6 Setembro (Domingo)
Caçada aos pombos, que se traduziu por uma bela tentativa de soneca na sombra do "chaparro"...com tanto sono nem num elefante acertava.!!!
Mais uma vez agradeço a todos os amigos que tenho no Alqueva em especial ao Torres, um grande abraço. Cá te espero e á tua familia no próximo ano para uma semana de férias nesta bela cidade do Porto. Em Outubro, mais esperas e o inicio das Perdizinhas.


Dick

Em alguns segundos de imagem no Monte da Vinha, fica uma recordação do Dick, cachorro do António Torres.

13 de agosto de 2009

Férias e Esperas...

Entre os dias 1 e 7 de Agosto, desloquei-me ao Alentejo para um merecido descanso, assim como efectuar esperas ao Javali no período da Lua cheia.
Na companhia do aficionado Torres, a quem presto homenagem como Homem e grande Amigo que é, efectuamos verdadeiros safaris e esperas inesquecíveis. Vimos na nossa reserva, Veados e Cervas, Muflões, Bandos de Perdizes, Lebres e á noite... Javalis.
Como resultado das esperas, foram abatidos 7 Javalis. Da minha parte, três tiros certeiros da HK 300WM abateram o igual número de "Sus Scrofa". De salientar o enorme navalheiro com cerca de 130Kg, que abati no dia 4 de Agosto pelas 21h40minutos no "Corte Pereiro".

A todos os amigos que tenho no Alentejo e que conviveram comigo durante estas férias um grande abraço com amizade. Aos meus pais que se deslocaram ao Alentejo para trazerem a carne, um grande obrigado.
O video...

Perdizinhas Bravas

Além da pesca aos Robalos e Achigã (Bass Storm Team), a caça á perdiz, as montarias e esperas ao javali são os meus hobbies predilectos.
É meu objectivo neste blog, apresentar relatos de jornadas, assim como histórias relacionadas com a caça.